Reimoeiro

Palavra que deriva de Rei mouro. Refere.se ao comandante dos Mourisqueiros e das suas danças. Tal como os seus pares tem de ser um jovem solteiro.

Velho da Bugiada

Há, também, quem lhe chame rei. É o chefe dos Bugios e cabem-lhe supervisionar uma série de tarefas, na fase preparatória da festa. Muda de máscara da parte de tarde, adequada ao dramatismo da guerra e da prisão de que será alvo.

Barretinas

São os adereços que os Mourisqueiros trazem na cabeça. O Velho da Bugiada também usa uma barretina, mas de formato um pouco diferente: em lugar de uma forma cilíndrica perfeita, termina em bico na parte frontal.

Castelos

São dois, um para cada formação, montados no Passal, distando cerca de 40 a 50 metros um do outro. São estrados elevados onde ao fim do dia se trava a batalha que vai conduzir à prisão do Velho da Bugiada.

Cego

É uma figura fundamental da Sapateirada ou Dança do Cego. Tem lugar pelas 17h30 em diferentes lugares da zona do Passal, a mais importante em frente à igreja. De enxerga às costas e guiado pelo seu moço, vem perturbar a vida do sapateiro e sua mulher. A lama e os excrementos são ingredientes de cenas que, uma vez vividas, dificilmente se esquecem.

Critica Social

É livre e espontânea e é aparte mais surpreendente, por que muda todos os anos, em função dos assuntos de actualidade escolhidos para objecto de crítica ou de chacota. São levados a cabo por mascarados, individuais ou em grupo, que tentam fazer passar a sua mensagem com humor.

Orquestra

De facto é um agrupamento de violinos e violas ramaldeiras ou braguesas. Toca uma música estranha, que acompanha as danças dos Bugios, quando estas não são acompanhadas pela banda de música.

Serpe

É uma ‘bicha’ de uns quatro metros de comprimento, de boca movível. É manuseada pelos Bugios, quando o Velho da Bugiada é preso. Em desespero de causa, recorrem a ela e aparecem de surpresa aos Mourisqueiros, assim conseguindo a libertação do seu chefe.

Tocador de Bombo

É ao som dos seus ritmos que se desenrolam as danças dos Mourisqueiros, quando estas não são acompanhadas pela banda de música.